É possível colher seu próprio café do quintal

É possívelColher seu próprio café do quintal

É possível colher seu próprio café do quintal e passar um café totalmente caseiro? Sim, sem dúvida. Processar café de forma caseira é uma atividade gratificante que permite entender melhor todo o processo e, além disso, apreciar ainda mais a bebida. Ficou curioso então para começar, aqui está um guia passo a passo para você processar café em casa:

1. Colheita e Seleção do café do quintal

• Primeiramente: colha apenas os frutos maduros, que são geralmente de cor vermelha ou amarela.
• Seleção: Depois disso, remova qualquer impureza, como galhos, folhas e frutos danificados.

2. Secagem ao Sol do café do quintal

Em seguida, espalhe os frutos de café inteiros (com a polpa) em uma superfície limpa e plana. Isso pode ser uma peneira grande, uma tela ou mesmo uma lona.
Então, deixe os frutos secarem ao sol por várias semanas (geralmente de 2 a 4 semanas), mexendo-os regularmente para garantir uma secagem uniforme e evitar o mofo. É importante ressaltar que os frutos devem ser mexidos várias vezes ao dia.
Cobertura:

Durante a noite ou em dias de chuva, cubra os frutos para protegê-los da umidade.

3. Teste de Secagem do café do quintal

• Secagem Completa: Para garantir que os frutos estejam completamente secos, a casca deve estar dura e crocante, e a semente interna deve produzir um som seco quando sacudida.

4. Descascamento com Pilão 

Depois disso, utilize um pilão e um almofariz para quebrar a casca seca dos frutos e liberar os grãos de café. Faça isso com cuidado para não danificar os grãos.

Voce pode utilizar um descascador manual para fazer esse serviço de quebrar a casca seca do café.

5. Limpeza do café do quintal 

Separe os grãos da palha use uma peneira de forma que os graos de café passe e a palha fique retida se não tiver a peneira separe manualmente mesmo e descate a palha da casca.

6. Torrefação do café do quintal

Torrador de café bola:

Para usar este equipamento, atice o fogo do fogão de lenha (que não pode faltar, não é?). Em seguida, abra a tampa da bola do torrador e coloque os grãos de café na quantidade desejada. Depois, feche a tampa e leve ao fogo, iniciando o processo de giro da alavanca para rodar a bola do torrador. O processo dura de 10 a 15 minutos. Lembre-se de verificar várias vezes, abrindo e observando a cor dos grãos. Cuidado para não torrar demais, pois, se os grãos ficarem muito escuros, o café terá gosto de queimado.

Uma dica importante é observar o cheiro durante a torrefação e a cor da fumaça que sai do torrador, no início, a fumaça é transparente, mas, quando o café está torrado, ela se torna branca.

Na minha opinião, a cor do grão deve ficar marrom, tipo caramelo, mas isso pode variar de pessoa para pessoa.

• Frigideira:

Alternativamente pode se usar a frigideira para fazer o processo de torrefação neste caso aqueça uma frigideira em fogo médio e adicione os grãos. Torre-os, mexendo constantemente para evitar queimaduras, até que alcancem a cor desejada (aproximadamente 10-15 minutos).
• Forno:

Outra opção é pré-aquecer o forno a 230°C. Espalhe os grãos em uma única camada em uma assadeira e asse por cerca de 15 a 20 minutos, mexendo a cada 5 minutos.

7. Resfriamento do café do quintal

Assim que a torrefação estiver concluída, use uma peneira fina (como aquelas usadas para peneirar areia) que não permita a passagem dos grãos e, imediatamente, coloque o café recém-torrado na peneira.

Espalhe os grãos e faça movimentos circulares, semelhantes aos usados na peneiração, para ajudar no resfriamento.
• Outra opção:

Além disso, você pode espalhar os grãos torrados em uma superfície fria (como uma assadeira ou bandeja de metal) e mexê-los para resfriá-los rapidamente.

8. Moagem do café do quintal

• Moedor de Café alternativo:

Para a moagem, podemos utilizar o bom e velho liquidificador, que dará conta do recado. Coloque porções pequenas de grãos no liquidificador, e depois peneire usando uma peneira fina. Volte os grãos que não passaram para o liquidificador e repita o processo até terminar todos.
• moedor de café tradicional:

 

 

  • moedor eletrico:

Use-o para moer os grãos na consistência desejada. A moagem pode ser fina, média ou grossa, dependendo do método de preparo que você prefere.

No caso de uso de passador de café tipo filtro ou tipo pano, ou para cafeteira italiana, indico a moagem fina.

9. Armazenamento do café do quintal

• Hermético: Para preservar o sabor e o aroma, armazene os grãos moídos ou inteiros em um recipiente hermético, em local fresco e escuro.

10. Preparação do café do quintal

Finalmente, prepare o café utilizando seu método favorito, como coador, prensa francesa, coador tipo filtro, coador tipo pano, cafeteira italiana entre outros.

Vantagens do Processamento Natural do café do quintal

• Sabor Rico:

Em primeiro lugar, o processamento natural pode conferir ao café um sabor mais frutado e encorpado devido ao tempo prolongado em contato com a polpa durante a secagem.
• Menos Água:

Além disso, este método utiliza menos água do que outros processos, tornando-o mais sustentável.

Dicas Adicionais

• Clima: Certifique-se de que o clima esteja adequado para a secagem ao sol, com muitos dias ensolarados e pouca umidade.
• Espaço Adequado: Além disso, use uma área suficientemente grande para espalhar os frutos de café, garantindo que todos recebam luz solar direta e ventilação adequada.
• Monitoramento Constante: Por fim, fique atento ao processo de secagem, mexendo os frutos regularmente e protegendo-os da umidade para evitar mofo.

Processar café de forma caseira usando o método natural pode ser uma maneira eficiente e ecológica de produzir café de alta qualidade, proporcionando um sabor único e uma conexão mais profunda com a bebida. Desse modo, ao seguir essas etapas, você poderá desfrutar de um café caseiro de alta qualidade, preparado diretamente no conforto da sua casa

1 comentário em “É possível colher seu próprio café do quintal”

  1. Pingback: Colorau faça seu próprio coloral em casa - curiosonarede.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima